quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Teatro Lambe-Lambe

Um pouco de história...

O teatro Lambe Lambe é uma modalidade de teatro de formas animadas que acontece dentro de uma caixa com bonecos pequenos, manipulados diretamente pelo ator em um reduzido espaço.
O nome Lambe Lambe foi dado por suas criadoras Ismine Lima e Denise Santos no fim da década de 80 na Bahia, por causa da forma da caixa com cortinas que cobrem o espectador e o manipulador, que se assemelham às antigas câmeras dos fotógrafos Lambe Lambe das praças públicas do começo do século XX.
No Brasil, a partir de 1989, com o trabalho de Ismine Lima e Denise Santos, na Bahia, as caixas teatrais de Lambe Lambe começaram a fazer sucesso e se espalharem pelo país e no exterior como uma nova modalidade de teatro de animação.
O teatro lambe-lambe é um projeto que pode estar em qualquer lugar, nas ruas, praças, hospitais, empresas, feiras livres, teatros, shoppings centers, escolas, universidades, etc.
Hoje o teatro de Lambe Lambe é uma consagração universal, também chamado em outros lugares de caixa, tititeretoscópio, baú, etc.
Aqui no Brasil elas estão na Bahia, no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Brasília, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina onde está localizado o Centro de Pesquisas Lambe-Lambe Brasil. Os caixeiros estão aparecendo nos Festivais da Europa, Brasil, América do Norte entre outros lugares. Temos registro de caixeiros, no México, Espanha, Chile, França e no Brasil, onde está espalhado por todas as regiões do país. O fato é que elas existem, e estamos criando um movimento que denominamos: CAIXEIROS VIAJANTES, sabemos que elas vão e vem.


Agradecimentos...

Queremos agradecer em primeiro lugar as nossas queridas Ismine Lima e Denise Santos, por criarem esse formato do fazer teatral, que é tão mágico, nos faz tão feliz e nos dá a oportunidade de levar às pessoas um pedacinho dessa nossa alegria.
E agradecer imensamente também aos grandes amigos Diocelio Adhelino e Daniel Tsunami da Cia. de Theatro Anjos da Noite, por ter nos apresentado e nos ensinado a fazer essa maravilha que é o teatro Lambe-Lambe.
Não poderia deixar de agradecer a Elizete Destéffani e a Cia. CUCA de Teatro pelo apoio valioso e por tudo que eles fazem por nós, que se eu for citar agora vou passa um ano.. rsrs
Agradecer também aqueles que nos ajudaram muito durante a confecção do espetáculo "Terezinha de Jesus", citando nomes, agradecemos à Grabielle Schettini(assitente de produção e muitas vezes motorista, amiga, confidente... lalárii), Shell(nosso iluminador gente boa), Rosane Assunção(nossa costureira exclusiva.. rsrs) minha mãe e a mãe de Taci pela paciência, a Jorginho(eu não sei que nome se dá, mas ele é do stúdio que gravamos o audio do espetáculo) e a Régis Valle (nosso diretor musical, cantor e violonista!!!)... E apesar de estar falando em nome da Cia. quem está escrevendo é Marie, então eu quero agradecer à Tacira Coelho, por me suportar, por dividir comigo as alegrias e os probleminhas(pequenos) desse nosso "casamento" (como diz Elizete), porque se propor a fazer um trabalho em Cia. é realmente como um casamento, por estar levando a sério o nosso trabalho, eu agradeço a ela, por tudo isso e mais um pouco, e porque sozinha eu não conseguiria.


E para finalizar, um agradecimento especial à todas a pessoas que vão de coração aberto aos teatros, ruas, praças, feiras, etc... para nos assitir e partilhar dessa alegria conosco.
Obrigada de coração!

Beijos e até a próxima!


"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Nenhum comentário:

Postar um comentário