quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O papel do diretor

Por Marie


Ontem comecei o curso de direção teatral ministrado por Geovane Mascarenhas, e a primeira coisa que ele pediu para que nós fizéssemos foi dizer em poucas palavras o que era ser um diretor para cada um de nós, então eu escrevi o seguinte: " O diretor poderia ser comparado ao maestro de uma orquestra. É como um coordenador do espetáculo, um auxilio para o ator. A base para que o ator desenvolva um personagem. É a pessoa que está sempre atenta a tudo, iluminação, sonoplastia, cenário, preparação do ator, etc." e ai ele pediu que colocassemos também o que era necessário para ser um bom diretor, e eu coloquei: "Para ser um bom diretor é preciso entender da arte de uma maneira geral, estudar a teaoria teatral e procurar desenvolvê-la na prática. Fundamental para um diretor é ter um conhecimento de "bastidor" do "por traz das cochias", e não só de técnica corporal e vocal do ator. O diretor é como um mestre, um professor, que te deixa sempre com a liberdade para a descoberta do personagem, porém sempre dando direcionamento para atingir a perfeição do trabalho."
Após o meu comentário do que é ser um diretor ele leu o de outros colegas e um foi complementando o outro como em uma sala de aula normal, mas durante o decorrer da aula eu fui percebendo em cada detalhe que ser um diretor é uma coisa muito mais abrangente do que tudo isso que foi dito, logo após todas as discussões ele fez uma dinâmica e pediu para que de olhos vendados nós pegassemos um objeto dentro de uma sacola e procurasse da uma personalidade a um personagem de acordo com as caracteristicas daquele objeto e enquanto isso foi acontecendo havia uma música de fundo que pra mim talvez não estivesse tão de fundo assim. A música era " Les jours tristes" completamente instrumental, não sei, mas acho que aquela música foi propositalmente colocada com o intuito de nos fazer pensar o que estaria por tras de todos aqueles instrumentos. Filosofando um pouco... A música significa em português " As manhãs tristes" porém porque as manhãs tristes nos dá uma sensação tão boa tem uma sonoridade alegre que dá vontade de sair dançando pelo meio da rua, fiquei com aquilo na cabeça então quando cheguei em casa fui ouvir novamente a música e tentar descobrir ques palavras se escoderiam em cada nota, em cada instrumento? As manhãs tristes poderia ser a visão que cada um temos da vida, por mais bonita e alegre que fosse o dia, a manhã, se nosso coração estivesse fechado, nós não conseguiriamos enxergar o que há de bonito, então para as pessoas de coração fechado todas as manhãs seriam tristes, mas isso é só uma interpretação minha, a música pode querer dizer uma coisa completamente diferente que eu ainda não consigo descobri as palavras ocultas na melodia. Mas depois de toda essa reflexão e todas as discussões em sala de aula eu percebi que o diretor é aquela pessoa que tem uma visão geral de um espetáculo, que não se limita a viver só no mundo fechado de uma persongem e sim, abrir os seus horizontes para viver todo o mundo do espetáculo, e procura descobri as palavras ocultas no silêncio, na música utilizada no espetáculo, enfim as palavras que não são ditas, mas que precisam ser entendidas.
Ainda tenho muito a descobrir, afinal essa foi só a primeira aula do curso.. Mas o melhor de tudo foi que esse curso me mostrou, está me mostrando que é preciso sempre abrir os horizontes para escutar essas palavras ocultas, descobrir os simbolos que existem por tràs de cada ação, não só no palco enquanto atriz ou diretora, mas na vida enquanto ser humano, talvez tenham coisas que eu nunca consiga entender, mas o melhor de tudo talvez seja isso, essa mágica do inexplicável.
E cada dia mais o que eu sei é que preciso aprender... E me permitir ter visões diferentes das coisas sem me preocupar com a visão original de quem diz, poder discordar e questionar, descobrir cada vírgula, cada nota, cada som e passar todo o conhecimento para as pessoas, guardar comigo jamais, sempre destribuir, atravez de palavras ou de silêncio, da minha arte ou de uma simples conversa.. Está sempre aberta a novas possibilidades e aprender com as dúvidas daqueles que parecem não saber nada.

Bom, essa aula me deixou com várias pulgal atrás da orelha, e isso é bom porque vai me fazer pesquisar para descobrir o porque de muitas coisas e tirar todas essas pulgas da orelha.

Quero deixar os meus agradecimentos ao nosso querido diretor e mestre Geovane Mascarenhas e um beijo especial a minha turma, tenho certeza que as experiências trocadas durante essas aulas serão de extrema importância na minha vida enquanto artista e ser humano.

Quero dizer também que quando coloquei a minha definição de o que é ser um diretor, lembrei muito de uma trabalho que fiz com Geovane, no qual não estava conseguindo descobrir o emu personagem e ele sempre me dava o direcionamento, mas nunca me dizia o que fazer, deixava que eu descobrisse esse personagem sozinha, apenas me auxiliava. E isso é o legal de um diretor, não fazer o trabalho pelo ator e sim deixá-lo caminhar. Foi muito bom esse período, aprendi muito com ele e com todos que participaram do trabalho. Meus agradecimentos sinceros a eles.

Agora, é com vcs, procurem descobrir as palavras que estão ocultas nas entre linhas e comentei aqui, vamos trocar as nossas experiências e passar tudo que a gente têm de melhor para o nosso público. Claro que isso eu falei para os artistas, mas para quem não é artista vale também procura na sua vida esses detalhes escondidos.

Agora é estudar muito, porque mesmo que não me torne uma diretor, quero ser uma atriz atenta, isso ajuda muito o rendimento do espetáculo.

Espero que tenham gostado da discussão de hoje.

Ah! e escutem a música que falei, escutem também a " Mecedes e o fusca" da banda Itapuã Beat, é uma música que até hoje não consegui decobri essas tão procuradas palavras, mas me agrada muito a sensação que ela me passa.
E é claro que não podem deixar de ouvir Cipó de Luiz Brasil.. todas muitos legais!!!! adorooo!!!


Beijooooooooooosssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário