quinta-feira, 14 de abril de 2011

Madre de Deus tem espetáculo? tem sim senhor!!!!

Grupo Viapalco apresenta gratuitamente O Circo de Um Homem Só

O espetáculo circense de rua venceu o edital Fura-fura e será exibido em espaços públicos da região metropolitana no mês de abril

Com quantas pessoas se faz um espetáculo circense? Para o palhaço Tiziu, basta uma. Em O Circo de Um Homem Só, ele vai além das performances típicas de um palhaço e arrisca números de malabarismo, acrobacia, equilibrismo e ilusionismo. Entre um número e outro, deixa escapar sua habilidade duvidosa para tantas funções, o que confere um tom cômico ao espetáculo. As trapalhadas do personagem, interpretado pelo ator e diretor João Lima, serão apresentadas gratuitamente em praças públicas de cidades da região metropolitana de Salvador no mês de abril, com patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia.

Realizada pelo grupo Viapalco, há doze anos no cenário cultural baiano sob a direção de João Lima, a montagem foi premiada em 2009 pelo edital Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Funarte. “O mais importante em um espetáculo de palhaços não são as cenas, mas a relação entre o personagem e o público. E essa montagem dialoga com pessoas de todas as idades”, afirma João, cuja proposta é resgatar a magia dos circos tradicionais através da essência do palhaço, personagem mais cativante do mundo do circo.

O encantamento também fica por conta da forma carismática com que Tiziu se relaciona com o público. Em cena, os números são apenas um pretexto para esse alegre encontro. O Circo de Um Homem Só, um espetáculo essencialmente de rua, será exibido, sempre às 16 horas, na Praça da Bíblia (Simões Filho-02/04), Praça João Thiago dos Santos (Lauro de Freitas-03/04), Praça Desembargador Montenegro (Camaçari-09/04), Praça da Independência (São Francisco do Conde-10/04), Praça Pedro Gomes (Madre de Deus-16/04), Praça Antônio Carlos Magalhães (Pojuca-17/04). Para o Projeto Grupo Cultural Arte Circense, haverá o workshop de palhaço “A Graça está nos Olhos” em 30 de abril a partir das 09h.

A apresentação solo de João Lima é fruto de suas pesquisas em busca incessante de aperfeiçoar sua técnica de Clown. Os primeiros traços do palhaço Tiziu surgiram em 2001, durante o projeto “Tem Teatro na Uneb”. Através dele, João Lima selecionou alguns números e gags para a concepção do espetáculo. O Circo de um Homem Só já integrou o festival Internacional de Artista de Rua, os nacionais de Teatro da Bahia e de Teatro Infanto-juvenil de Feira de Santana e o local Quarentinha (TCA). Também já participou dos projetos Domingo Tem Teatro (Feira de Santana) e Viva Teatro.

O Grupo

O Viapalco é um grupo de teatro profissional integrante da Cooperativa Baiana de Teatro, que tem como objetivo desenvolver um trabalho de exploração e pesquisa de diversas técnicas e linguagens teatrais. Desde a sua fundação, em 1998, o grupo pratica a criação coletiva dos textos encenados pelos atores. No repertório de espetáculos, estão: Meu Quintal, O nariz do Poeta, Dia de Circo e O Circo de Um Homem Só.

O Viapalco conquistou o Prêmio Braskem de Teatro – 2005, na categoria Melhor Espetáculo Adulto pelo Júri Popular, com o espetáculo O Nariz do Poeta e foi indicado para melhor infanto-juvenil em 2008 com espetáculo Dia de Circo. Em 2009, O Nariz do Poeta foi indicado para melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz coadjuvante no FIT.

Quem é João Lima

Diretor Graduado em Artes Cênicas pela UFBA, diretor do Viapalco desde a sua fundação e coordenador artístico do grupo. Diretor do premiado espetáculo “O Sapato do Meu Tio”, que já ganhou o Prêmio Braskem de Teatro de melhor espetáculo infanto-juvenil/2004 e melhor diretor, melhor espetáculo adulto, melhor infanto-juvenil e melhor espetáculo adulto júri popular em 2005.

FICHA TÉCNICA - O CIRCO DE UM HOMEM SÓ

Criação e Atuação: João Lima / Palhaço Tiziu

Co-direção: Luana Serrat

Iluminação: local claro

Trilha Sonora: Feita pelo próprio palhaço, que utiliza uma caixa de som portátil

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Informações: viapalco@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário